terça-feira, 5 de abril de 2011

O universo da 7ª arte será conteúdo de curso no SESC Boulevard

Nos meses de abril e maio o SESC Boulevard irá realizar o curso "O que é o cinema?", que vai abordar três temáticas da sétima arte: ficção, realidade e imaginação. O evento tem como objetivo iniciar uma discussão sobre cinema, assim como incentivar este segmento em Belém.
O curso se dividirá em três momentos: começando com o módulo “História do Cinema de Ficção”, ministrado por Miguel Haoni; em seguida Mateus Moura prosseguirá com “Perscrutando a Realidade”, que abordará o cinema documentário e para finalizar Luah Sampaio e Luana Beatriz ministrarão “Materializando a Imaginação”, que falará sobre o cinema de animação.
Miguel Haoni, cineclubista e diretor da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), iniciará os trabalhos do curso com a “História do Cinema de Ficção”, nos dias 12 a 17 de abril. Este módulo abordará a significância do Cinema enquanto linguagem artística, propondo analisar as principais escolas estéticas, o papel das vanguardas, as modificações na linguagem cinematográfica ao longo dos anos e outros assuntos.
Para tal evento, o módulo será dividido em 6 etapas iniciando pela estética dos faroestes americanos; seguindo pela loucura do cinema surrealista, representada pelo cineasta Luis Buñuel; o Realismo francês do entre-guerras; o Cinema Moderno; a Nova Hollywood, e por fim, a revolução que cerca o Cinema Maldito.
Dando continuidade, nos dias 03 a 08 de maio, Mateus Moura, que carrega vários títulos no currículo entre eles o de cineclubista e idealizador da APJCC, continuará o curso tendo em mente debater sobre o cinema novo ficcional. Para isso, além da base teórica que será ofertada (entre eles, o mestre André Bazin), Mateus dará destaque aos momentos importantes dos pioneiros do cinema.
“A ideia do curso é fazer essa discussão teórica acerca desta questão trinária: o que é o cinema? O que é a realidade? O que é o documentário?", instiga Mateus Moura. Na ocasião, serão analisadas obras de artistas-problematizadores desde os Irmãos Lumiére, passando por Flaherty, Vertov, Rouch até os Irmãos Maysles e Eduardo Coutinho.
“A pretensão é influir nos potenciais realizadores e críticos o passo para a ação. O olhar crítico mais afinado nos espectadores e a compreensão mais profunda da História e da Cultura do século XX nos homens e mulheres”, finaliza Mateus.
Por fim, Luah Sampaio e Luana Beatriz, integrantes da APJCC, encerrarão o curso, ministrando o módulo “Materializando a Imaginação”, que abordará o cinema de animação. A ideia é mostrar a magia por trás do cinema de animação e perpetuar o conceito de arte deste segmento, para tal resultado ser obtido, o primeiro passo é desvincular a idéia boba que há sobre a animação e levá-la para o lado artístico. A animação é uma forma de expressão com muitas coisas a oferecer àqueles que decidem apreciá-la.
Para os interessados em participar, os encontros serão diários, sempre de terça ao domingo. O curso obedecerá a dinâmica dos diálogos para cumprir as especificidades do conteúdo programado. Fazem parte do cronograma: aula expositiva e debate com os alunos sobre o conteúdo em questão, pontuado pela exposição de fotos, desenhos, textos e trechos de filmes; exibição parcial de longas-metragens chaves para o entendimento do conteúdo em questão e material didático, críticas ou artigos sobre o assunto em questão.
As inscrições já estão abertas, os interessados devem encaminhar-se ao SESC Boulevard, que fica localizado no Boulevard Castilho França, n°522/523, em frente a Estação das Docas, no horário de 10 às 19h entre terça-feira e domingo. O público tem a possibilidade de escolher um ou mais módulos. Cada módulo será em períodos distintos e será constituído de 4 horas por dia, de 9 às 13h. As vagas são limitadas.
 SERVIÇO:
Curso "O que é o cinema?"
Inscrições Abertas e Gratuitas
Período: Módulo I: 12 a 17 de abril/ Módulo II: 03 a 08 de maio/ Módulo III: 24 a 29 de maio
Horário: 09h às 13h
Local: Auditório do Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523 – Em frente a Estação das Docas)
Informações: (91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
                       (91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação)
VAGAS LIMITADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO,BJS