sexta-feira, 24 de junho de 2011

Contagem regressiva para o Terruá Pará

Nos próximos dias 24 e 25 de junho, São Paulo será o palco de uma grande festa da música paraense. É o Terruá Pará, uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Rede Cultura de Comunicação, que chega à segunda edição, reunindo no Auditório Ibirapuera ritmos e sonoridades que formam a rica diversidade musical amazônica. Neste ano a grande novidade é a faceta gastronômica do evento, que acontecerá no restaurante Tordesilhas, um dos mais prestigiados da capital paulistana, e revelará ingredientes, pratos tradicionais e novas possibilidades da fantástica cozinha paraense e amazônica.
Idealizado por Ney Messias Jr., atual secretário de Comunicação do Estado, o projeto Terruá Pará teve sua primeira edição em 2006, atraindo um público de mais de duas mil pessoas, em três dias de apresentações, com grande repercussão na mídia nacional. O evento foi considerado pela crítica especializada como um dos produtos culturais mais bem concebidos nos últimos tempos no Brasil.
O nome, vindo do francês “terroir”, traduz o que há de especial e único em uma região, mas com um sotaque caboclo, que dá todo o sentido para a reunião que se verá nesse espetáculo. Carimbó, guitarrada, tecnobrega, chorinho, MPB tradicional e muitos outros ritmos estão nesse encontro que sintetiza a variada e original expressão musical do Pará.
Quem participa
O elenco do Terruá Pará 2011 equilibra o tradicional e e o contemporâneo, com música boa para todos os gostos e potencial para conquistar espaço no mercado brasileiro e internacional. Quarenta e cinco artistas estão no Terruá Pará, entre eles, Gaby Amarantos, Edilson Moreno, Charme do Choro, Dona Onete, Sebastião Tapajós, Pio Lobato, Solano, Felipe e Manoel Cordeiro, Orquestra Juvenil de Violoncelistas da Amazônia, Paulo André Barata, Gang do Eletro, Carimbó Uirapuru de Marapanim e ainda as cantoras Lia Sophia e Luê Soares. Eles serão acompanhados por uma banda base que reúne alguns dos maiores músicos paraenses: Luiz Pardal (maestro e arranjador), Félix Robatto (guitarra), Pio Lobato (guitarra e banjo), Adriano Sousa (bateria), Calibre (baixo), Esdras Souza (saxofone) e Trio Manari (percussão).
Os produtores Carlos Eduardo Miranda e Cyz Zamorano são os responsáveis pela direção artística do show. Para eles, a diversidade é a principal característica da produção musical paraense. E é justamente essa diversidade que vai estar representada no palco paulistano. Todos os artistas irão se apresentar nos dois dias de show (24 e 25 de junho), no Auditório Ibirapuera, com início sempre às 21h e transmissão ao vivo pela Rádio, TV e Portal Cultura do Pará (www.portalcultura.com.br). Fonte: Agência Pará de notícias
COMENTÁRIOS: Ainda bem que outros virão, pois a quantidade de grandes artistas de nossa terra é muito grande. Parabéns aos idealizadores pela grande iniciativa de mostrar nossa cultura em outros estados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO,BJS