quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

UMA MÚSICA POR VITAL LIMA


Tempos atrás eu, nas minhas caminhadas no Aterro do Flamengo, encontrei um grupo de jovens praticantes do "Parkour" na passagem subterrânea que tem na praia de Botafogo. Eles se concentravam, os olhos parados no ponto que queriam atingir e se atiravam daqui para ali com uma facilidade estonteante. Fiquei algum tempo ali observando, um pouco emocionado, pensando na filosofia que li, por força da minha graduação, mais especificamente lembrando de Kierkegaard e Sartre, de quando nos damos conta da nossa existência, quando tudo depende de nós, das escolhas que fazemos. Daí ouvi alguém gritar para um dos rapazes que parecia indeciso, cheio de medo: "Vai, Pavel, você consegue!". E ele foi e abriu o sorriso imenso dos saltos bem sucedidos.
Lembrei de nós, atores, cantores, que também damos nossos saltos arriscados quando estamos no palco. Lembrei de Alba Maria, essa cantora paraense para quem sempre quis fazer uma canção de agradecimento pelas coisas lindas que fala de mim e que, sinceramente, eu não mereço.
Dia desses, dedilhando o violão, foram saindo uns arpejos. Coisa que me intriga é como surgem as canções; por que, de determinados acordes, começam a se impor melodias?. Penso que todo o compositor já passou pela experiência de sentar com o violão e dizer, "hoje vou fazer uma nova música"... e não acontecer nada. Daí, um dia, não sei de onde, a idéia surge e surpreende na sua inteireza. A verdade é que fiz uma canção pra Alba, mas que dedico também a todos os cantores e cantoras da minha vida e aí falo das Nanas, das Simones, cigarras e Almeidas, das Marisas, das Andreas, das Leilas, dos Nilsons, dos Miltons, Eloys, Walteres, Emílios, Arthurs, enfim, isso aqui viraria uma lista imensa, mas é mesmo uma lista imensa, e a todos os praticantes do Parkour, esses "traceurs" que mostram que estar vivo tem tudo a ver com a adrenalina que rola em cada uma das nossas escolhas. Depois que a música ficou pronta levei um tempo imenso aqui em casa, armando todos os esquemas modernos que facilitam a vida de um compositor, pra fazer um base harmônica que conduzisse a melodia. E saiu isso que compartilho agora com vocês. Quando tiverem um tempinho sobrando, confiram. Porque deve ser triste para uma canção não se deixar ouvir pelas pessoas. Se gostarem ou não, pouco importa. A canção soou. E canções querem se fazer ouvir e, se puderem, arrebatar corações. As imagens misturam Alba Maria e praticantes do Parkour, imagens que tinha em casa e outras que colhi na internet para fazer a montagem, agradecendo, e muito, pela ideia que inspiraram.

http://www.youtube.com/watch?v=vJM4Tf-qiBE

Beijão imenso no coração de todos.

Vital Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO,BJS